Selecione a página

Kung Fu mais do que simples luta

Kung Fu é mais do que simples luta

Todos os fãs de Bruce Lee sabem dos fatos que envolveram o seu último filme: Game of Death – no Brasil, “Bruce Lee no Jogo da Morte”.

Como si baak Bruce Lee teve que interromper as gravações deste filme para produzir Enter the Dragon, conhecido entre nós como Operação Dragão, e faleceu antes de retomar as filmagens, e a obra permaneceu inacabada. Mas ela foi concluída em 1978 com cenas de outros filmes e uso de dublês.

Mas o que poucos conhecem é o diálogo que envolve o tema “morte” entre Hai Tien, estrelado e interpretado por Bruce Lee e o Quinto Guardião, papel da lenda do basquete e aluno de Bruce Lee, Kareem Abdul Jabbar. É este diálogo pouco conhecido que iremos discutir hoje neste nosso encontro na Vida Kung Fu. O ápice do filme Game of Death é o confronto entre Hai Tien e o Quinto Guardião.

Ainda que os demais sistemas anteriores fossem identificáveis, neste último andar não fica evidenciado qual sistema representa tal guardião. O dialogo inicial indica qual a vantagem física do Quinto Guardião que diz: “Baixinho, você deve ter desistido de viver…” “Muito pelo contrário, eu só não deixo a palavra morte me incomodar”- responde o menor. “O mesmo aqui, carinha” – devolve o gigante.

“Então o que você está esperando?” – o pequeno avança. E aqui nós temos então do combate. A medida que a luta tende para Hai Tien, ele diz: “Por que continuar? Apenas me deixe passar.” Ai vem a grande mensagem: “Você se esqueceu que eu também não tenho medo da morte.”

Isso mostra que estamos diante de dois artistas marciais. A habilidade de manifestar o seu melhor diante a premência de morte é o que caracteriza o artista marcial. É o que o Patriarca costumava dizer: “você sabe que aprendeu Kung Fu quando você precisar e ele se manifestar.”

A partir desta afirmação, Hai Tien sabe que esta diante de um adversário de valor e somente através da morte ele poderá suplantá-lo. Para entender melhor a opinião de Bruce Lee a respeito da morte, você pode ver o nosso vídeo sobre o filme “A Flauta Silenciosa”.

Compartilhe conosco suas experiências escrevendo nos comentários. Se você gostou desse vídeo ou conhece alguém que poderia se beneficiar do assunto, compartilhe. E não deixe de se inscrever no nosso canal, você receberá notificações exclusivas dos nossos vídeos.

Agradeço a Benevides Ferreira por sua indicação.

Um forte abraço e até o nosso próximo encontro na Vida Kung Fu.

Sobre o autor

Sifu Monnerat

Sifu Monnerat (Moy Ka Lai To) - Discípulo de 11ª geração da Fundadora Yim Ving Tsun - Descendente Formal do Patriarca Ip Man - Joi Chuen Dai Ji do Patriarca Moy Yat e da Madame Helen Moy - Yat Chuen dai Ji de Hrão-mestre Leo Imamura e da SrªVanise Imamura - Membro Vitalício da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. Website do Autor: www.kungfuniteroi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos Recentes

Carregando...

tweets recentes